Marcadores

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Morcego vampiro


Hoje começa "o mês do cachorro louco". Assim, o tema de hoje é um dos mais comuns transmissores da raiva ou hidrofobia.
Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online
Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Chiroptera
Família: Phyllostomidae
Gênero: Desmodus
Espécie: Desmodus rotundus

O morcego vampiro pode ser encontrado na América do Sul e Central. Seu habitat são florestas tropicais e pradarias. Vive em colônias de até 300 indivíduos. Durante o dia dorme em cavernas, ocos de árvores e construções abandonadas. Durante a noite, sai para procurar suas vítimas utilizando-se de sua visão, olfato e audição apuradas.
O morcego vampiro não suga o sangue, ao contrário do que a maioria das pessoas acredita. Ele morde a pele de sua vítima e lambe o sangue. Sua saliva tem uma substância anticoagulante. Alimenta-se de sangue de mamíferos.
Procria durante todo o ano. Sua gestação dura 7 meses e dá à luz a um único filhote, raramente gêmeos.
Existem mais duas espécies de morcego vampiro: Diphylla ecaudata e Diaemus youngi. Essas duas espécies alimentam-se de sangue de aves. Todas as outras espécies de morcego não se alimentam de sangue, mas de insetos, frutas e outros alimentos.
Curiosidades:
  • Os morcegos vampiros deram origem a muitas lendas, a mais famosa é a de Drácula.
  • Todas as espécies de morcegos vampiros podem transmitir a raiva.

2 comentários:

  1. Prezados amigos. Boa noite. Sou Perito Oficial Médico Legista e estou escrevendo um Atlas de Medicina Legal, que será um guia prático para médicos e operadores do direito. Dentre os capítulos, selecionamos uma parte específica de lesões causadas em humanos por animais. Especificamente tenho uma lesão causada em uma criança (foto enviada por um professor da UNESP-Botucatu), por um "morcego vampiro", mas não temos a foto original do animal. Pergunto como seria possível conseguir esta foto original, apresentada por vcs ? E a devida autorização ? Ficarei no aguardo de orientações. Uma ótima semana a todos. Muito obrigado pelas informações e ajuda. Um grande abraço a todos, do novo amigo da "roça".
    Manoel Campos Neto
    Perito Oficial Médico Legista
    POLITEC-Regional de Cáceres
    Pantanal de MT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu retirei essa foto da coleção de livros citada abaixo da mesma

      Excluir