Marcadores

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Leão


Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online
Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Carnivora
Família: Felidae
Gênero: Panthera
Espécie: Panthera leo

O leão é um dos maiores felinos do mundo. Apenas o tigre o supera em tamanho. Os leões habitavam o sul da Europa, África e parte da Ásia. Hoje em dia, a maioria deles habita apenas a África.
Os leões são animais sociais. Vivem em grandes bandos formados geralmente por um macho adulto, algumas fêmeas aparentadas e seus filhotes. O macho adulto é facilmente reconhecido por sua juba, que é uma massa de longos pelos em volta da cabeça. As fêmeas e filhotes não possuem juba.
Estes felinos caçam em grupo, porém são as fêmeas que perseguem as presas. Apesar de ter sido as fêmeas que abateram a presa, o macho é o primeiro a se alimentar. Depois disso, as fêmeas e filhotes tem vez. O macho se ocupa da defesa do território e dos companheiros. Suas presas são os grandes mamíferos africanos.
O período de gestação de uma fêmea é de 110 dias. Geralmente dá à luz até 6 filhotes. Um leão pode viver de 13 a 20 anos.

Curiosidades:
  • O leão recebeu a alcunha de "rei dos animais", devido ao seu porte, força e aparência. Porém, segundo os cientistas, não é um dos mais eficientes predadores africanos. Muitas vezes, é visto apoderando-se de presas abatidas por outros predadores como hienas e leopardos.
  • No Brasil, o leão é a figura associada ao Imposto de Renda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário