Marcadores

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Pinguim Imperador


Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online
Classificação
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Sphenisciformes
Família: Spheniscidae
Gênero: Aptenodytes
Espécie: Aptenodytes forsteri

O pinguim imperador é uma ave que vive no frio extremo da Antártida. Seu habitat são as zonas costeiras. O pinguim é uma ave que não voa. Isto é compensado por ser um excelente nadador. Há quem dia que quando nada, parece estar voando dentro da água. Alimenta-se de peixes, lulas e pequenos crustáceos.
O macho e a fêmea formam casais fixos e acasalam no outono antártico, em março. A fêmea põe um único ovo. Após a postura, a fêmea transporta o ovo até os pés do macho, que o incuba durante 64 dias sob uma dobra de pele no abdômen. Enquanto o macho choca o ovo, a fêmea vai para o mar. Durante a incubação do ovo, o macho não se alimenta, chegando a perder cerca de metade do seu peso. Após a volta da fêmea, ela cuida do filhote e o macho vai para o mar. Podem viver até 20 anos.

Curiosidades:
  • O filhote nasce com uma penugem cinzenta, que ao contrário dos adultos, não é brilhante, mas sim opaca. Isso permite a máxima absorção de calor, importante nos primeiros meses de vida. Após a chegada do verão, essa penugem cinzenta é substituída pelo tradicional “fraque” dos adultos.
  • Se por acaso, o ovo cair no chão quando a fêmea o está transportando para os pés do macho, é imediatamente desprezado, pois a temperatura extremamente baixa da Antártica mata o embrião em poucos segundos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário