Marcadores

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Esquilo Voador do Sul

Iniciando nova série hoje. O tema desta série de postagens será os "pseudo-voadores". Espero que gostem!


Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural


Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Rodentia
Família: Sciuridae
Gênero: Glaucomys
Espécie: Glaucomys volans

A exemplo da rã-voadora, este mamífero roedor não voa, mas sim, plana de árvore em árvore. Assim como o anfíbio, utiliza-se da estrutura conhecida como patágio para planar.
O esquilo voador do sul pode ser encontrado no sudeste do Canadá, leste dos Estados Unidos, México e Honduras. Seu habitat são as florestas.
São animais de hábitos noturnos. São animais gregários ou solitários dependendo da época do ano. São muito hábeis para planar de árvore em árvore e escapar dos inimigos. São verdadeiros acrobatas aéreos. Utilizam-se de sons de alta frequência para se comunicar com outros da mesma espécie. Alimentam-se de nozes, frutas, sementes e ovos.
 Vários machos vivem no território de uma fêmea durante a época do acasalamento. Uma fêmea pode acasalar com um ou mais machos. Ela faz seu ninho num oco de árvore. A gestação dura quarenta dias, gerando de 1 a 6 filhotes, em média 3. A mãe cuida sozinha dos filhotes, que em seis meses tornam-se independentes. Um esquilo voador pode viver aproximadamente 10 anos.
Existem outras 45 espécies de esquilo voador.

 


4 comentários:

  1. Não sabia disso agora que sei não preciso pesquisarrumar!!!!

    ResponderExcluir
  2. Achei em algum site,enfim!

    ResponderExcluir
  3. Preciso saber qual o periodo que ele plana

    ResponderExcluir
  4. Ótimas informações! É um animal muito interessante. Jesus, o nome sobre todo nome (Filipenses 2:9) abençoe a todos, e que nos alimentamos da Palavra de Deus!

    ResponderExcluir