Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Carnivora
Família: Procyonidae
Gênero: Bassariscus
Espécie: Bassariscus astutus
Este pequeno mamífero é encontrado na América do Norte, mais
precisamente na costa do Pacífico, nos Estados Unidos.
Seu habitat são os
desertos e semidesertos, áreas abertas e rochosas próximas a cursos de água. Utiliza-se de suas fortes garras retráteis para escalar. Assim, pode fazer sua toca em locais de difícil acesso a inimigos naturais. Tem hábitos noturnos e alimenta-se de pequenos animais, ovos e frutos.
Solitário durante todo o ano, só forma pares na época do acasalamento, na primavera. A fêmea é a principal responsável pela criação dos filhotes, mas o macho sempre está por perto para ajudá-la. Ela faz um ninho com folhas secas. Dá à luz a dois ou três filhotes num período de gestação de 51 a 54 dias. Os filhotes são amamentados por cerca de 6 semanas, começando a comer alimentos sólidos com dois meses de idade. Aos dez meses de idade torna-se adultos. Vivem cerca de 7 anos.
Felizmente, o bassarisco não está ameaçado de extinção. É parente próximo do guaxinim.
Felizmente, o bassarisco não está ameaçado de extinção. É parente próximo do guaxinim.
Curiosidades:
- Acredita-se que no início da colonização dos Estados Unidos, o bassarisco tenha sido domesticado pelos colonizadores. Era levado até mesmo para dentro de minas para caçar ratos. Recebeu, assim, a alcunha de "gato dos mineiros".
- A versão 13.04 do Ubuntu, sistema operacional relacionado ao Linux, foi apelidada pelos seus desenvolvedores de "O Bassarisco Ávido" (The Raring Ringtail).
Nenhum comentário:
Postar um comentário