Marcadores

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Caranguejo Fantasma


Imagem retirada da Internet


Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Artrópodes
Ordem: Crustacea
Família: Ocypodidae
Gênero: Ocypode
Espécie: Ocypode quadrata

Também conhecido como maria-farinha, está espécie de caranguejo é encontrada em praticamente toda a América, desde os EUA (Nova Jersey) até o Brasil (Rio Grande do Sul). Também é encontrada na ilha brasileira de Fernando de Noronha. Seu habitat são as praias arenosas.
Animal de hábitos predominantemente noturnos, alimenta-se principalmente de pequenos invertebrados  que coleta na areia da praia. As garras voltadas para o solo facilitam sua alimentação. Ocasionalmente, alimenta-se de restos de animais mortos trazidos à praia pelas ondas. 
Vive em pequenos grupos e é bastante territorial. O acasalamento ocorre na primavera e no verão. Há dimorfismo sexual. As fêmeas possuem o abdômen mais largo do que os machos, pois é no abdômen que elas incubam os ovos. São postos milhares de ovos por vez na água do mar. As larvas são planctônicas e à medida que crescem sofrem inúmeras metamorfoses até se tornarem indivíduos adultos. Podem viver cerca de três anos.

Curiosidades:

  • Existe um bairro no litoral de Pernambuco, no Brasil, conhecido como Maria Farinha.
  • Os caranguejos fantasmas são usados pelos cientistas como bioindicadores ambientais. Quanto maior o impacto ambiental causado pelo ser humano, menor a diversidade populacional do caranguejo fantasma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário