Marcadores

sábado, 15 de novembro de 2014

Bem-te-vi

Imagem atualizada.


Classificação:
 Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Tyrannidae
Gênero: Pitangus
Espécie: Pitangus sulphuratus

Este pássaro é encontrado em toda América Latina, desde o sul do México até a Argentina. Foi introduzido nas Bermudas e nos EUA. Seu habitat são as áreas urbanas, matas, árvores à beira d'água, plantações e pastagens. Em regiões densamente florestadas habita margens de rios. 
Adapta-se bem a muitos ambientes diferentes. É uma ave bastante territorial e agressiva. Vive solitário ou em pequenos grupos. Possui uma alimentação muito variada. Come insetos, diversos tipos de frutas, ovos de outras aves, pequenas cobras, pequenos lagartos, peixes, girinos e até pequenos roedores. Costuma comer carrapatos do dorso de bovinos e equinos.
Faz um ninho grande e esférico, utilizando ramos e gramíneas. Os indivíduos que habitam áreas urbanas geralmente utilizam material de origem humana, como papel, plástico e fios. Também faz seu ninho em cavidades de árvores, rochas e construções humanas. Põe 2 a 4 ovos por temporada.
É uma ave bastante popular e comum. Portanto, não está ameaçada de extinção.

Curiosidades:
  • Conta-se que  o bem-te-vi seria a ave odiada por Deus, pois quando Jesus Cristo se escondia dos soldados que queriam matá-lo, o bem-te-vi viu Jesus escondido e começou a cantar: “bem te vi, bem te vi, bem te vi, então os soldados prenderam Jesus graças ao pássaro que “falou que viu Jesus escondido”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário