Marcadores

quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Tartaruga do Deserto

Esta é a última postagem de 2015. Agradeço a todos que visitam meu blog, dão ideias e sugestões para postagens e fazem o possível para votar nas enquetes. Que venha 2016!

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online
Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Répteis
Ordem: Testudines
Família: Testudinidae
Gênero: Ghoperus 
Espécie: Gopherus agassizzi

Esta espécie de tartaruga é encontrada no sudoeste dos Estados Unidos e noroeste do México. Seu habitat são as regiões desérticas e semidesérticas.
Vivendo num ambiente extremamente quente, a tartaruga do deserto é normalmente encontrada no interior de tocas escavadas na areia. Dentro das tocas, fica protegida do calor extremo e dos predadores. Alimenta-se de gramíneas, ervas, cactos e flores. Consegue aproveitar muito bem a água contida nos alimentos, chegando a ficar um ano sem beber água.
O acasalamento ocorre de agosto a outubro. Os machos lutam ferozmente entre si pelo direito de acasalar com as fêmeas. Cada fêmea põe de 4 a 8 ovos por vez, com período de incubação de 90 a 120 dias. Assim que nascem, os filhotes tem que se defender sozinhos. A mortalidade é alta. Apenas 5% dos filhotes sobrevivem ao primeiro ano de vida. Os filhotes tornam-se adultos aos 14 anos de idade. A longevidade é 80 a 100 anos.
Infelizmente, a tartaruga do deserto está ameaçada de extinção devido à expansão agrícola e caça ilegal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário