Marcadores

sábado, 24 de setembro de 2016

Mariposa Caveira

Como prometido, a centésima postagem de 2016.
Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online

Classificação:
Filo: Artrópodes
Classe: Insecta
Ordem: Lepidoptera
Família: Sphingidae
Gênero: Acherontia
Espécie: Acherontia atrapos

Esta espécie de mariposa recebe o nome popular devido à mancha existente em seu tórax. É encontrada em toda a África e grande parte do Oriente Médio. Seu habitat são as matas e áreas cultivadas.
É um animal de hábitos noturnos. O adulto alimenta-se de mel e seiva de árvores. Possui uma "tromba" muito curta que a impossibilita de extrair o néctar da maioria das flores. Normalmente, invade colmeias para se alimentar de mel. As abelhas não atacam a mariposa caveira, pois acredita-se que ela produza substâncias que confundem as abelhas. As larvas se alimentam de folhas de plantas. Algumas vezes, causam prejuízos à lavoura.
A reprodução ocorre duas vezes por ano. A fêmea põe centenas de ovos debaixo das folhas. Dos ovos, desenvolvem-se lagartas. Após cincos estágios de crescimento, a lagarta procura um local adequado no solo para se tornar pupa. Em climas temperados, durante o inverno, geralmente a mariposa caveira permanece no estágio de pupa, emergindo apenas na primavera seguinte.
A mariposa caveira não está ameaçada de extinção.

Curiosidades:
  • Devido ao som que emite, a mariposa caveira foi associada ao azar e ao fato de atrair maldições. Porém, ela é inofensiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário