Marcadores

sexta-feira, 15 de junho de 2018

Abutre Egípcio

Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Falconiformes
Família: Accipitridae
Gênero: Neophron
Espécie: Neophron percnopterus

Apesar do nome, o abutre egípcio não é encontrado apenas no Egito, mas em muitas partes do Oriente Médio, Europa e África. Seu habitat são as florestas, desertos, dunas, savanas, montanhas, subúrbios, áreas urbanas e áreas cultivadas.
É um animal diurno. É uma ave territorial e bem oportunista.  Costuma disputar  território e alimento com outros membros de sua espécie. É carnívoro. Orienta-se principalmente pela visão para encontrar comida. Normalmente, alimenta-se carniça, mas também come insetos, pequenos répteis e mamíferos, crustáceos, ovos e filhotes de aves.
Forma casais fixos para a vida inteira. A reprodução ocorre de março a maio. A fêmea põe de 1 a 3 ovos, com período de incubação de  39 a 45 dias. A mãe incuba os ovos sozinha. Os filhotes são cuidados pelo casal. Após cerca de 4 meses são independentes. Tornam-se adultos aos 4 anos de idade. A expectativa de vida é de cerca de 37 anos.
O abutre egípcio é um importante "lixeiro da natureza". Infelizmente, está ameaçado de extinção.

Curiosidades:
  • O abutre egípcio é considerado uma das aves mais inteligentes do mundo. É capaz de usar ferramentas simples. Quando se alimenta de ovos de avestruz, utiliza uma pedra para quebrá-lo. Após numerosos golpes com a pedra, consegue quebrar a casca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário