Mais uma postagem da série "Animais do Ubuntu - Parte 2", correspondente à versão 17.10.
Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural |
Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Tubulidentata
Família: Orycteropodidae
Gênero: Orycteropus
Espécie: Orycteropus afer
Também conhecido como porco da terra ou porco formigueiro, esse inusitado mamífero é encontrado na África Subsaariana. Seu habitat são as florestas e savanas.
O aardvark é o único representante vivo de sua família. Seu nome deriva de um dialeto sul-africano, que significa "porco da terra", devido ao formato de seu focinho. Possui fortes garras, normalmente usadas para cavar e uma língua comprida e pegajosa que utiliza para capturar seu alimento, que consiste principalmente de formigas e cupins. É um animal solitário, territorial e de hábitos noturnos.
O período reprodutivo varia conforme a região em que vive. Os aardvarks que vivem no norte da África reproduzem-se em outubro e novembro. Aqueles que vivem no sul da África reproduzem-se de maio a julho. A gestação dura cerca de 7 meses. A mãe dá à luz a um ou dois filhotes, que se tornam independentes aos seis meses, tornando-se adultos aos dois anos. A expectativa de vida é de 18 anos, em liberdade e 23 anos, em cativeiro.
O aardvark é importante no controle biológico de formigas e cupins. Não está ameaçado de extinção.
Curiosidades:
- A versão 17.10 do Ubuntu, sistema operacional relacionado ao Linux, foi apelidada, pelos desenvolvedores, de "Artful Aardvark", o que significa "O Aardvark Astuto", em tradução livre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário