Marcadores

domingo, 9 de setembro de 2018

Escorpião Africano

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online

Filo: Artrópodes
Classe: Arachnida
Ordem: Scorpiones
Família: Buthidae
Gênero: Androctonus
Espécie: Andoctonus australis

O escorpião africano é encontrado no norte da África e no Oriente Médio. Seu habitat são as montanhas, desertos, áreas semiáridas e áreas urbanas.
Prefere viver em áreas secas e áridas. Durante o dia, fica escondido embaixo de pedras e no interior de fendas nas rochas. É um animal noturno e um terrível predador. Pode sentir o movimento de suas vítimas através dos minúsculos pelos que possui no corpo. Alimenta-se de insetos, aranhas, vermes, molusco e também outras espécies de escorpião. Utiliza suas pinças para segurar suas presas. Retira todo líquido que necessita de seu alimento.
Não existe uma época certa para a reprodução, mas pode ocorrer duas vezes ao ano. Quando um macho encontra uma fêmea, ele deposita um "pacote de esperma" no chão e conduz a parceira numa espécie de "dança", até onde foram depositadas as células reprodutivas. Uma vez fertilizada, a fêmea põe ovos. Os filhotes são miniaturas dos adultos. Assim que nascem, os filhotes sobem nas costas da mãe. São carregados pela mãe, até que se tornem independentes. Tornam-se adultos com 1 a 3 anos de idade. A expectativa de vida é de cerca de 5 anos.
O escorpião africano não está ameaçado de extinção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário