Marcadores

domingo, 30 de dezembro de 2018

Baleia Cinza

Esta é a última postagem de 2018. Obrigado a aqueles que visitam o blog, escrevem comentários, fornecem fotos e dão sugestões. Até 2019, com novas postagens!
Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online
Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Cetacea
Família: Eschrichtiidae
Gênero: Eschrichtius
Espécie: Eschrichtius robustus

A baleia cinza passa o verão no Ártico, próximo ao estreito de Bering. No inverno migra para as águas ao longo da Califórnia e México. Seu habitat são as águas costeiras, mares e oceanos.
É um animal pacífico, porém se ameaçado defende-se vigorosamente. Durante o verão, alimenta-se nos mares árticos para acumular gordura para sobreviver aos meses de inverno. Come moluscos, crustáceos e pequenos peixes.
A reprodução ocorre nos meses de inverno a cada dois anos. A gestação dura cerca de  13 meses. A mãe dá à luz a apenas um filhote. Para dar à luz, a mãe migra para as águas quentes da Califórnia e México. Nos primeiros meses, o filhote é alimentado com o leite da mãe, rico em gordura. Em pouco tempo, começa a comer alimentos sólidos. Com cerca de 8 meses torna-se independente. Torna-se adulto com cerca de 8 anos de idade. A expectativa de vida é de 77 anos.
A baleia cinza foi muito caçada nos séculos XVII e XVIII. Sua caça foi proibida em 1946. Apesar de sua população estar se recuperando, ainda está em perigo de extinção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário