Marcadores

domingo, 14 de julho de 2019

Crocodilo de Focinho Delgado

Esta foto retirada do jornal Folha de São Paulo de 12 de julho de 2019. É um filhote  nascido em junho, num zoológico da França.

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Répteis
Ordem: Crocodylia
Família: Crocodylidae
Gênero: Mecistops
Espécie: Mecitops cataphractus

O crocodilo de focinho delgado é nativo da região central da África. Seu habitat são os cursos de água que margeiam florestas tropicais.
É um animal noturno e territorial. Os indivíduos maiores e mais fortes costumam dominar os menores e mais fracos, criando uma hierarquia. Nada tão bem quanto se desloca em terra firme. É carnívoro. Alimenta-se de peixes, crustáceos, mamíferos, anfíbios, pequenos répteis e insetos.
A reprodução ocorre na estação chuvosa, de janeiro a julho. A corte e o acasalamento ocorrem na água. A fêmea põe seus ovos num ninho construído em terra firme. São postos de 8 a 22 ovos, com período de incubação de 60 a 90 dias. A mãe protege os ovos até a eclosão. Logo após, o nascimento dos filhotes, a mãe os conduz à água. Os filhotes são carregados na boca da mãe. Tornam-se adultos com 10 a 15 anos de idade. A expectativa de vida, em natureza, é desconhecida.
Muitos cientistas consideram o crocodilo de focinho delgado uma espécie em perigo crítico de extinção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário