Marcadores

sábado, 19 de setembro de 2015

Camaleão de Jackson

Para conhecer um parente próximo, clique aqui.

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Répteis
Ordem: Squamata
Família: Chamaeleonidae
Gênero: Chamaeleo
Espécie: Chamaeleo jacksoni

Esta espécie de camaleão é encontrada na África, mais precisamente no Quênia e na Tanzânia. Foi introduzido nas ilhas do Havaí e Califórnia, nos EUA. Seu habitat são as florestas tropicais chuvosas e florestas em montanhas.
É um animal agressivo e territorial. Seus movimentos são lentos. Quando encurralado, muda de cor e solta um silvo ameaçador. Alimenta-se principalmente de insetos, que captura com sua língua comprida e pegajosa.
Os machos usam os chifres na cabeça para lutar entre si, por território ou pelas fêmeas. O macho encontra uma parceira encurralando a fêmea escolhida. Em seguida tenta acasalar com ela antes que fuja. A fêmea várias vezes tenta fugir. Caso o macho não consiga acasalar com alguma fêmea, tenta achar uma que seja mais receptiva. O camaleão de Jackson é um animal ovovivíparo. A fêmea dá a luz até 50 filhotes por vez, num período de gestação de 190 dias. A longevidade do camaleão de Jackson é de 2 a 3 anos.
Em muitos países, o camaleão de Jackson é apreciado como animal de estimação. Ainda não está em extinção, mas os governos do Quênia e da Tanzânia têm restringido sua exportação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário