Marcadores

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Sapo Verde Americano

Imagem retirada da Internet

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Anfíbios
Ordem: Anura
Família: Ranidae
Gênero: Lithobates
Espécie: Lithobates clamitans

Também conhecido como sapo de bronze, este anuro é encontrado nos Estados Unidos e no Canadá. Seu habitat são os pântanos, rios e lagos.
O sapo verde americano é ativo durante o dia e à noite. Sua alimentação difere conforme sua idade. Quando adulto, alimenta-se principalmente de insetos, lesmas e aranhas. Come também pequenas cobras e sapos menores. Espera pacientemente que uma potencial vítima passe em sua frente, para capturá-la. As larvas alimentam-se de zooplâncton e algas. Hiberna num buraco no chão, durante o inverno.
É solitário durante a maior parte do ano. Durante a época do acasalamento, que ocorre no final da primavera, o macho defende ferozmente seu território de rivais. Atrai sua companheira com vocalização. A fêmea põe de 1000 a 7000 ovos por vez, que flutuam na água ou aderem à vegetação aquática. Os girinos eclodem dos ovos após 3 a 5 dias. Após 3 a 22 meses, dependendo das condições ambientais, tornam-se adultos. Sua longevidade é de cerca de dez anos.
O sapo verde americano ainda não está ameaçado de extinção, mas a poluição pode comprometer a espécie num futuro próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário