Marcadores

domingo, 13 de setembro de 2015

Javali

O javali tem se tornado uma praga no Brasil. Sua caça só é permitida com permissão do Ibama. Para ler uma reportagem sobre o assunto, clique aqui.

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Artiodactyla
Família: Suidae
Gênero: Sus
Espécie: Sus scrofa

O javali é encontrado na Europa, norte da África, através da Ásia até o Japão e a Indonésia. Foram introduzidos nas Américas do Norte e do Sul, Havaí, Austrália e Nova Zelândia. Seu habitat são as florestas tropicais, florestas temperadas e áreas úmidas.
É um animal com hábitos crepusculares e noturnos. Vive em grupos. É generalista e bastante adaptável. Tem uma dieta variável. Alimenta-se de raízes, caules, folhas, frutos, fungos, lagartas, minhocas, roedores, ovos e até carniça. Muitas vezes, invade áreas cultivadas.
A reprodução ocorre no final do outono na zona temperada e pode ocorrer durante o ano todo na zona tropical. Segundo especialistas, podem ser geradas até duas ninhadas por ano na zona tropical. Durante a estação de acasalamento, os machos travam ferozes batalhas pelo direito de acasalar com as fêmeas. Um macho forma um harém de fêmea. A gestação é 100 a 140 dias. Geralmente são gerados de 4 a 8 filhotes por vez. A mãe defende ferozmente seus filhotes daqueles que ousem incomodá-los. O javali torna-se adulto por volta dos 8 a 10 meses de idade. Sua longevidade é de aproximadamente 27 anos.
O javali tem se tornado uma praga e causado muitos prejuízos em muitos países onde foi introduzido, porque normalmente nesses locais não existem predadores naturais. No Brasil, inicialmente foi criado no sul do Brasil, mas muitos animais foram soltos ou escaparam do confinamento, tornando-os pragas.

Curiosidades:

  • O javali é o ancentral do porco doméstico.
  • Nos quadrinhos de Asterix, dos franceses Albert Uderzo e René Goscinny, o prato favorito do protagonista e toda sua turma é o javali.

Nenhum comentário:

Postar um comentário