Marcadores

sábado, 12 de setembro de 2015

Savacu

Imagem retirada do jornal "Folha de São Paulo", 10/09/2015

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Pelecaniformes
Família: Ardeidae
Gênero: Nycticorax
Espécie: Nycticorax nycticorax

Esta ave é encontrada no Brasil,  do Canadá à Terra do Fogo e também no Velho Mundo. Seu habitat são lagos, lagoas e rios.
Nos países frios, vive em grandes grupos e é uma ave migratória. Nos países tropicais normalmente é solitária.Tem hábitos crepusculares e noturnos. Durante o dia, descansa no alto das árvores. Alimenta-se de peixes, anfíbios, pequenos répteis, crustáceos e insetos. Normalmente para caçar, aguarda paciente até que uma presa se aproxime. Algumas vezes, apodera-se de peixes descartados por pescadores. Alguns indivíduos mais ousados chegam a roubar peixes.
A reprodução ocorre entre setembro e janeiro. Forma colônias no alto das árvores. Ambos os pais participam da construção do ninho, da incubação dos ovos e do cuidado com os filhotes. São postos até 5 ovos por vez, com período de incubação de 21 a 24 dias. Os filhotes permanecem de 30 a 50 dias no ninho.
A palavra "nycticorax" do seu nome científico significa "pássaro de mau presságio". Felizmente, o savacu não está ameaçado de extinção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário