Marcadores

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Sapinho Dourado

Imagem retirada da Internet

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Anfíbios
Ordem: Anura
Família: Brachycephalidae
Gênero: Brachycephalus
Espécie: Brachychephalus ephippium

Também conhecido como sapinho pingo de ouro, este minúsculo anuro é endêmico do Brasil. É encontrado desde a Bahia até São Paulo. Seu habitat é a floresta tropical Atlântica.
O sapinho dourado mede de 12 a 19 milímetros. É mais ativo durante a estação das chuvas. Prefere locais úmidos. Durante a época da seca, esconde-se embaixo de troncos e galhos caídos. É bastante agressivo com aqueles que invadem seu território. Alimenta-se de insetos.
É um animal solitário fora da época da reprodução, que ocorre de outubro a março, durante a época das chuvas. O macho atrai a fêmea através de vocalização. Uma vez em companhia do macho, a fêmea escolhe o local onde vai pôr os ovos, sendo em seguida, fertilizada pelo macho. Após alguns minutos, põe apenas 5 ovos. Poucos ovos, em comparação à maioria dos sapos e rãs. Após 64 dias, pequenos sapos nascem dos ovos.  A longevidade do sapinho dourado é de 4 a 6 anos. Pode viver até 12 anos em cativeiro.
Ainda não está ameaçado de extinção, mas destruição de seu habitat pode comprometer o futuro da espécie.

Curiosidades:
  • O sapinho dourado e os outros membros da família Brachycephalidae não tem o estágio de girino. Além disso, as fêmeas põem pouquíssimos ovos por vez.
  • O nome em inglês do sapinho dourado é "pumpkin toadlet".

Nenhum comentário:

Postar um comentário