Marcadores

domingo, 6 de setembro de 2015

Truta Arco-íris

A partir de hoje, estarei iniciando uma enquete para decidir o tema da 100ª postagem de 2015. O vencedor será tema de uma postagem comemorativa. A duração da enquete será de duas semanas. Conto com sua colaboração.

Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Osteichthyes
Ordem: Salmoniformes
Família: Salmonidae
Gênero: Oncorhynchus
Espécie: Oncorhynchus mykiss

Este peixe recebe o nome popular devido à grande faixa avermelhada de reflexos multicoloridos que possui na lateral de seu corpo. É encontrado no Pacífico Leste, desde o Alasca até o México. Seu habitat são os mares, oceanos, águas salobras, rios e lagos. Também foi introduzida em vários países do Globo.
A truta arco-íris é um peixe bem adaptável. Existem populações que vivem no mar, que voltam para água doce para se reproduzir e outras que vivem apenas em água doce. É um predador feroz. Alimenta-se de insetos, moluscos, crustáceos,ovos de peixes e peixes menores. Algumas vezes, chega a atacar peixes do seu tamanho.
Solitária na vida adulta, a truta arco-íris se reproduz de fevereiro a junho. A fêmea cava um buraco no fundo arenoso ou de cascalho e põe os ovos, que rapidamente são fertilizados pelo macho. Após isso, os ovos são cobertos com areia ou cascalho. 6 a 10 semanas depois, os filhotes eclodem dos ovos. Após uma semana, os filhotes emergem do buraco onde nasceram. Alguns deles migram para o mar. Os filhotes de truta vivem em cardumes. A longevidade é de 5 a 8 anos.
A truta arco-íris é peixe muito importante comercialmente, sendo assim, é criada em várias partes do mundo. Porém, algumas vezes, a truta arco-íris pode causar danos às populações de peixes nativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário