Marcadores

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Íbis Japonês

Imagem retirada da Internet

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Ciconiiformes
Família: Threskiornithidae
Gênero: Nipponia
Espécie: Nipponia nippon

O íbis japonês era encontrado no Japão, China, Taiwan e Sibéria. Porém, hoje em dia, é encontrado apenas na China. Seu habitat são as áreas alagadas, florestas, montanhas e áreas cultivadas.
Normalmente, procura seu alimento próximo à água. Alimenta-se de peixes, rãs, grilos, besouros e minhocas. Frequentemente, é encontrado alimentando-se em campos de arroz.
É uma espécie monogâmica, ou seja, forma casais para a vida inteira. A reprodução ocorre entre março e agosto, anualmente. Geralmente são postos 3 ovos por vez, com período de incubação de 26 a 30 dias. O casal se encarrega da incubação dos ovos e da criação dos filhotes. A mortalidade é alta nos primeiros anos de vida. Os filhotes deixam o ninho após os 45 dias de idade. Torna-se adultos aos 3 anos de idade. A expectativa de vida é de cerca de 16 anos.
Acreditava-se que o íbis japonês tinha sido extinto em natureza. Porém, em 1981, foram encontradas populações da ave vivendo na China. Infelizmente, o íbis japonês está ameaçado de extinção devido à caça, poluição e destruição de seu habitat. Programas de reprodução e conservação tem sido desenvolvidos desde então. No Japão, o íbis é conhecido como "toki".

Nenhum comentário:

Postar um comentário