Marcadores

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Condor dos Andes


Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Falconiformes
Família: Cathartidae
Gênero: Vultur
Espécie: Vultur gryphus

O condor dos Andes é uma ave de rapina  encontrada normalmente em altitudes superiores a 3000 metros, mas também frequenta as terras baixas do litoral. Vive ao longo da Cordilheira dos Andes até a costa da Argentina. Forma grupos de aproximadamente 20 indivíduos, exceto na época do acasalamento, quando vive em pares. Pode avistar uma presa a quilômetros de distância.
Sua envergadura de asas é de 3 metros. Graças a isso, é capaz de planar aproveitando as correntes de ar. É uma vantagem, pois não gasta muita energia ao voar. Alimenta-se de carniça, mas pode atacar animais fracos, doentes e filhotes. Também pode se alimentar de ovos de aves.
O macho corteja a fêmea e ela põe um único ovo geralmente num ninho feito na beira de um penhasco. A eclosão do ovo demora de 54 a 58 dias. Após isso, o casal cuida do filhote por um ano. Por esta razão que um casal só se reproduz geralmente de dois em dois anos.
Um parente próximo do condor dos Andes é o condor da Califórnia ( Gymnogyps californianus). Infelizmente, o condor da Califórnia corre risco de extinção.




Condor da Califórnia






Todas as imagens foram retiradas dos livros da coleção Mundo dos Animais, Editora Nova Cultural
Curiosidades:
  • Na América do Sul, acredita-se que os condores têm poderes curativos. Diz-se que comer ossos de condor ajuda no reumatismo, seus estômagos curam câncer de mama e seus olhos melhoram a visão.
  • Quando está calor, o condor urina nas próprias patas. A urina evapora e o ajuda a se refrescar.
  • Geralmente o condor põe apenas um ovo, mas ocasionalmente acontece de nascerem dois filhotes. Eles brigam até que sobre apenas um filhote no ninho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário