Imagem atualizada. Foto tirada no Zoológico de Sorocaba.
Classificação
Reino: Animal
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Carnívoros
Família: Felidae
Gênero: Phantera
Espécie: Phantera tigris
O tigre é um mamífero do grupo dos grandes felinos. Este grupo difere de outros felinos pelo seu tamanho e pelo formato especializado de sua garganta que lhe permite rugir. Seu comprimento varia de 1,40m a 2,60 m. Pode ter de 90 centímetros de altura até 1 metro. O tigre é caracterizado pela disposição de suas listras, que funcionam da mesma maneira da impressão digital humana, ou seja, cada tigre tem sua padrão de listras. Elas também são utilizadas para camuflagem, isto é, para se confundir com o ambiente. Isso é de grande ajuda em suas caçadas.
Seu habitat são as florestas temperadas da Ásia. Originalmente da Sibéria, espalhou-se por outras localidades como Índia, Sumatra, Cáspio e China.Seu distribuição pela Ásia deu origem a diversas subespécies, que se distiguem umas das outras pelo tamanho e também pela aparência: tigre da Sibéria (Panthera tiguis altaica), tigre da China (Phantera tigris amoyensis), tigre do Cáspio (Phantera tigris virgata), tigre de Bengala (Phantera tigris tigris) e o tigre de Sumatra (Phantera tigris sumatrae). O tigre da Sibéria ainda é a subespécie mais comum. Infelizmente, o tigre do Cáspio encontra-se atualmente extinto.
Leva uma vida solitária, exceto na época do acasalamento. Seu período de gestação é de aproximadamente 100 dias.Gera de um a três filhotes. Os filhotes brincam entre si, desenvolvendo comportamentos que terão quando adultos. Após três anos de idade, o tigre pode ser considerado independente.
Sua alimentação inclui principalmente suínos, bovinos e cervídeos selvagens.
Tigre de Sumatra
Tigre da Sibéria
Tigre da China
Tigre do Cáspio
Imagens retiradas dos livros Mundo dos Animais Editora Nova Cultural
Imagens retiradas dos livros Mundo dos Animais Editora Nova Cultural
Nenhum comentário:
Postar um comentário