Marcadores

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Ariranha

Esta postagem é em homenagem ao sargento Sílvio Delmar Hollenbach. Super heróis não precisam de super poderes para praticar o bem. Que seu feito seja lembrado hoje e sempre.
Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural

Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Carnivora
Família: Mustelidae
Gênero: Pteronura
Espécie: Pteronura brasiliensis

A ariranha é o maior representante das lontras. Também é conhecida como lontra gigante. Seu habitat são os rios das florestas tropicais úmidas da América do Sul (Venezuela, Guianas, Suriname, Bolívia, Equador, Paraguai, Peru e Brasil). É um animal social. Alimenta-se de peixes e caranguejos de água doce. Nada muito bem, graças às membranas interdigitais que tem nas patas. Seus bigodes ajudam a detectar suas presas, que são capturadas com ajuda de suas patas fortes. Utiliza uma secreção produzida por suas glândulas anais para marcar território.
A ariranha se reproduz na estação seca. Sua gestação dura até 70 dias e pode dar à luz até 5 filhotes por ninhada. O macho e a fêmea cuidam juntos da ninhada. Pode viver até 14 anos.
Infelizmente encontra-se em risco de extinção, devido à caça, poluição e destruição de seu habitat.

Curiosidades:
  • No Equador, o povo indígena acredita que a ariranha seja portadora de poderes mágicos e que ajudam os xamãs. Por isso, eles não a incomodam de maneira alguma.
  • Em 1977, no zoológico de Brasília, o sargento Sílvio Delmar Hollenbach, foi morto em decorrência do ataque de ariranhas. Ele passeava pelo zoológico com sua família. Quando ficou sabendo que um garoto de 13 anos havia caído no recinto das ariranhas, sem hesitar, pulou para dentro. O menino se salvou, mas o sargento Sílvio morreu em conseqüência das mordidas das ariranhas. Especialistas acreditam que os animais o atacaram por terem se sentido ameaçados, pois de acordo com a literatura são muito raros ataques desse tipo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário