Marcadores

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Pombo


Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural
Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Columbiformes
Família: Columbidae
Gênero: Columba
Espécie: Columba livia

O pombo é uma ave que está presente em quase todo o mundo, exceto nos pólos. É encontrado nas áreas urbanas e agrícolas, sempre próximo de onde houver água e comida abundantes. Originalmente, há milhares de anos, era uma ave que se alimentava de sementes, folhas e pequenos invertebrados. Hoje em dia, vivendo próximo às aglomerações humanas, alimenta-se de comida de humanos e quase tudo que puder encontrar. Constrói seus ninhos no interior das construções humanas. Tornou-se uma verdadeira praga nos centros urbanos. Pode transmitir inúmeras doenças aos humanos.
É uma ave sociável. Forma casais fiéis durante a vida inteira. Procria até cinco vezes por ano. Põe de um a dois ovos, com período de incubação de 16 a 19 dias. Pode viver pelo menos seis anos.

Curiosidades:
  • Os pombos originalmente foram domesticados há cerca de três mil anos para servirem de mensageiros para o ser humano. Graças a sua esplêndida capacidade de orientação, tornaram-se uma importante ferramenta para o envio de mensagens.
  • Segundo os cientistas, os pombos que vivem nas grandes cidades descendem de pombos correios domesticados.
  • Os filhotes de pombo alimentam-se de uma secreção leitosa produzida por glândulas situadas no papo dos pais. Essa secreção é conhecida como “leite de pomba”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário