Marcadores

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Suricato


Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online
Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Carnivora
Família: Herpestidae
Gênero: Suricata
Espécie: Suricata suricatta

Seu habitat são as planícies semiáridas do sudoeste da África, vivendo em meio à vegetação arbustiva. São excelentes escavadores, porém muitas vezes utilizam tocas abandonadas por outros animais. As tocas dos suricatos têm em média 15 ou mais saídas e entradas. São bem profundas fazendo com que a temperatura interna seja bem agradável. São animais bem territoriais. Marcam seu território usando secreções odoríferas produzidas em glândulas situadas próximas à cauda.
Os suricatos são animais diurnos. Um membro do grupo sempre fica de sentinela para avisar os companheiros da presença de eventuais inimigos. Os principais predadores dos suricatos são chacais, águias e falcões. Quando avista um inimigo, a sentinela se põe em pé e solta um grito de alerta que faz com que seus companheiros se escondam no buraco mais próximo. Alimentam-se de insetos, caracóis, aranhas, escorpiões e ovos.
A sociedade dos suricatos é matriarcal. É uma fêmea dominante que comanda o grupo e só ela se reproduz. Esta tem uma gestação de 11 semanas e pode dar à luz de 1 a 6 filhotes. Os filhotes recebem cuidados de todos os membros do grupo. Vivem 10 anos em liberdade e até 13 anos em cativeiro.

Curiosidades:
  • Os suricatos se tornaram conhecidos graças ao personagem Timon do filme de animação “O Rei Leão”.
  • A versão 10.10 do Ubuntu, sistema operacional baseado no Linux, foi “apelidada” pelos seus desenvolvedores como “O Suricato Sem Dono” (Maverick Meerkat).
  • Os suricatos não bebem água. Conseguem a água que necessitam alimentando-se de raízes e tubérculos.

3 comentários:

  1. Adorei, Fabio! Este animalzinho é mt fofo, e diferente. Não sabia que eles não bebiam água, como tds outros animais fazem, mt interessante! Te agradeço mt por este trabalho, é mt bom e educativo..obrigada! Abração!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei, os suricatas são muito interessantes.

    ResponderExcluir