Marcadores

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Paragonimus westermani

Imagem retirada da Internet
Classificação:
Reino Animal
Filo: Platyhelmintes
Classe: Trematoda
Ordem: Plagiorchiida
Família: Troglotrematidae
Gênero: Paragonimus
Espécie: Paragonimus westermani

Este verme platelminto causa a doença humana conhecida como paragonimíase. É uma doença endêmica da Ásia, mas também ocorre na América. É transmitida ao homem quando ingere-se caranguejos e outros crustáceos crus, contaminados com o parasita. Os principais sintomas no ser humano são problemas pulmonares, dores e tosse severa acompanhada de sangue.
O ciclo de vida do parasita se inicia quando as fêmeas põem seus ovos no pulmão de um ser humano. Estes ovos são enviados pela corrente sanguínea até o intestino e podem ser eliminados através das fezes. Caso as fezes entrem em contato com a água, após duas semanas, os ovos chocam em larvas conhecidas como miracídios. Estes procuram um caramujo e penetram no seu corpo. Após 3 a 5 meses, se tornam uma forma larval conhecida como cercária. Esta sai do corpo do caramujo e penetra no corpo de um caranguejo ou lagosta e forma um cisto. Se um ser humano ingerir algum crustáceo cru contaminado com o parasita, o ciclo recomeça.
O sal não mata o Paragonimus, apenas cozimento e congelamento. Após ingerido, demora cerca de três meses para o verme começar a pôr ovos. Há casos documentados em que o parasita esteve alojado no corpo humano por cerca de 20 anos. A paragonimíase geralmente é tratada utilizando-se uma droga conhecida como praziquantel.

Curiosidades:
  • Cientistas e médicos acreditam que o fato de os asiáticos possuírem o hábito de se alimentar de comida crua, explique a alta incidência dessa doença na Ásia. Além disso, cerca de 80% dos crustáceos de água doce podem estar contaminados com o parasita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário