Marcadores

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Rato

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online
Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Rodentia
Família: Muridae
Gênero: Rattus
Espécie: Rattus novergicus


Assim como a barata e o pombo, este roedor beneficiou-se da convivência com o ser humano e se tornou uma verdadeira praga urbana. É hospedeiro de inúmeras doenças. O rato é encontrado em todo o globo, exceto nas regiões polares. Originalmente era encontrado no norte da China. Chegou ao resto do mundo dentro dos navios. É onívoro, ou seja, alimenta-se praticamente de tudo que encontra: cereais, restos de comida humana e até carniça.  Tem hábitos predominantemente noturnos. O rato é um ótimo nadador e escalador.
Normalmente, o rato evita contato com os humanos, mas é um animal social. Vive em grandes grupos, refugiando-se em tocas. São animais com grande capacidade de reprodução. Reproduzem-se várias vezes por ano. Sua gestação é de aproximamente 21 dias. Dá à luz de 2 a 14 filhotes, em média 8. Uma fêmea pode ter aproximadamente 250 crias em um ano.Vive até 3 anos.

Curiosidades:
  • Os ratos também são utilizados em pesquisas científicas para testar medicamentos. Algumas pessoas os tem como animais de estimação. Neste caso, são conhecidos como twister ou mercol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário