Marcadores

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Avestruz


Imagem retida de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online
Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Struthioniformes
Família: Struthionidae
Gênero: Struthio
Espécie: Struthio camelus

A avestruz é uma ave ratita conhecida por não voar e por sua velocidade. Seu habitat são as áreas áridas e semiáridas, savanas e pradarias do leste da África, sul do Saara e sul da África. 
São aves grandes, que podem atingir aproximadamente de dois metros de comprimento. Usam sua velocidade para fugir de seus predadores. Possuem uma ótima visão. Alimentam-se principalmente de gramíneas.
Um macho pode cortejar várias fêmeas ao mesmo tempo. Porém, um macho sempre tem uma fêmea preferida. Mesmo que várias fêmeas punham seus ovos no mesmo ninho apenas ele e sua fêmea preferida se dão ao trabalho de chocá-los. Cada fêmea põe uma média de 12 ovos, com período de incubação de 40 dias. Os adultos cuidam dos filhotes até estes se tornarem independentes. Os machos têm plumagem preta e as fêmeas marrom. Estas aves podem viver mais de 50 anos.
A avestruz foi quase extinta por ser muito caçada por sua bela plumagem. Hoje em dia, a criação em fazendas, tem ajudado os exemplares selvagens a atingirem níveis populacionais estáveis. 

Curiosidades:
  • A expressão "estômago de avestruz" significa alguém que é capaz de engolir as coisas mais indigestas que existem. Isso vem do fato dessas aves engolirem pedras e areia, para ajudar-lhes na digestão.
  • Diz-se que as avestruzes enterram a cabeça no chão, mas isso é apenas um mito.  A ideia surgiu do hábito da ave deitar-se com o pescoço esticado para evitar ser vista por predadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário