Marcadores

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Peixe-boi


Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural
Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Sirenia
Família: Trichechidae
Gênero: Trichechus
Espécie: Trichechus manatus

Apesar do nome, o peixe-boi é um mamífero. Seu habitat são as águas costeiras, baías, estuários e rios da América do Norte, Central e do Sul, desde os Estados Unidos até o Caribe. 
Apesar do tamanho, é um animal pacífico. Alimenta-se basicamente de plantas aquáticas. Muitos deles têm sido usados para tentar diminuir a quantidade dessas plantas nos cursos de água, porém sem sucesso, pois por mais que comam, suas fezes atuam como um espécie de "fertilizante" para o crescimento das plantas aquáticas.
É um animal de hábitos solitários, apenas se juntando em pares na época do acasalamento. A gestação é de cerca de 12 meses e dá à luz a apenas um filhote. A mãe cuida sozinha do filhote. Vive até 60 anos.
Atualmente, muitos peixes-boi têm sido feridos ou mortos por hélices de barco. A caça também chegou a ser um grande problema. Infelizmente, encontram-se ameaçados de extinção.
Curiosidades:
  • O peixe-boi recebeu esse nome porque possui o corpo parecido com o de um peixe e porque quando se alimenta, parece-se muito com um bovino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário