Marcadores

segunda-feira, 12 de março de 2012

Dugongo


Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online
Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Sirenia
Família: Dugongidae
Gênero: Dugong
Espécie: Dugong dugon

O dugongo é um animal aquático que pertence à mesma ordem do peixe-boi, mas à famílias diferentes. Seu habitat são as águas costeiras e recifes do Oceano Índico, Oceano Pacífico, costa da África à China e norte da Austrália.
Chega a atingir até 4 metros de comprimento e pesar cerca de 900 quilos. Porém, este grande mamífero é um animal gentil e pacífico que se alimenta apenas de algas.
Vivem em pequenos grupos. Sua taxa de reprodução é baixa, procriando uma vez a cada 3 a 7 anos. Sua gestação é 13 a 14 meses, gerando apenas um filhote. Raros são os gêmeos. Pode viver cerca de 70 anos.
O dugongo tem sido caçado por causa de sua carne, couro, ossos e dentes. Sua gordura também é muito valorizada. Além disso, a poluição e destruição de seu habitat também têm contribuído para estar ameaçado de extinção.

Curiosidades:
  • Algumas pessoas acreditam que o dugongo teria originado a lenda das sereias. O dugongo está longe de possuir a beleza das lendárias sereias, mas a mãe dugongo segura o filhote de uma maneira muito parecida à mulher quando segura um recém-nascido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário