Marcadores

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Jacaré de Papo Amarelo

Com a postagem de hoje, estou comemorando 1 ano de Zoológico Virtual! Para escolher o tema da postagem de hoje fiz uma enquete. O vencedor foi o Jacaré de Papo Amarelo com 45% dos votos, em segundo lugar ficou o Crocodilo do Nilo com 36% dos votos, em terceiro ficou o Gavial com 18% dos votos e em último ficou o Aligator Americano com 0% dos votos. Agradeço a todos que votaram na enquete, que visitam meus blogs e escrevem comentários. Abraços a todos!

Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural
Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Répteis
Ordem: Crocodylia
Família: Alligatoridae
Gênero: Caiman
Espécie: Caiman latirostris

O jacaré de papo amarelo é um crocodiliano encontrado no leste do Brasil (do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul), Uruguai, norte e nordeste da Argentina, Paraguai e leste da Bolívia. Seu habitat são brejos, mangues, lagoas, riachos e rios. É um réptil carnívoro. Alimenta-se de peixes, aves, caramujos e pequenos mamíferos.
O macho forma um harém  e após o acasalamento, a fêmea constrói um ninho, próximo à água utilizando folhas secas e fragmentos de plantas, cobrindo-o com folhas e areia. Põe de 25 a 30 ovos que são incubados num período de 70 a 90 dias. A fêmea é agressiva com todos aqueles que ousem chegar perto de seu ninho. Ambos os pais protegem os filhotes até que se tornem adultos. O jacaré de papo amarelo pode viver aproximadamente 50 anos.
Já correu risco de extinção graças à caça predatória e poluição ambiental. Graças à programas de proteção da espécie, não está mais em perigo de extinção.

Curiosidades:
  • Os jacarés são animais importantes para o equilíbrio ecológico, pois se alimentam de animais nocivos e suas fezes servem de alimento para peixes e outros organismos aquáticos.
  • Quanto mais velho fica, um jacaré torna-se maior e mais forte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário