Marcadores

sábado, 16 de junho de 2012

Jiboia


Com a postagem de hoje, estarei iniciando uma enquete, que decidirá qual animal será postado no dia 27 de junho, o dia do aniversário do Blog... 
Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online
Classificação:
Reino Animal
Filo: Cordados
Classe: Répteis
Ordem: Squamata
Família: Boidae
Gênero: Boa
Espécie: Boa constrictor

A jiboia é uma serpente não peçonhenta que pode ser encontrada em boa parte do continente americano, do norte do México até a Argentina. Também vive nas ilhas do Caribe, incluindo as Antilhas, Trinidad e Tobago e Dominica. Seu habitat são as florestas tropicais e planícies.
Geralmente tem hábitos noturnos e movimentos lentos. Por isso, conta com ataques de emboscada e elemento surpresa para capturar suas presas. Estas geralmente incluem, pequenos mamíferos, aves, lagartos e até filhotes de jacaré. Mata suas presas por constrição, ou seja, enrola seu corpo em volta da presa e a mata por sufocamento. Depois isso, a presa é engolida inteira.
Vive solitária durante praticamente toda sua vida, só se juntando em casais na época do acasalamento. Procria na época das chuvas. Cada fêmea pode pôr de 20 a 60 ovos. O período de incubação dos ovos é de 150 a 240 dias, dependendo da temperatura. Vive de 25 a 30 anos.
Infelizmente, encontra-se em extinção na natureza,devido à caça ilegal e destruição do habitat.

Curiosidades:
  • Seu nome científico deriva do seu hábito de matar suas presas por constrição, pois não possui veneno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário