Marcadores

sábado, 6 de junho de 2015

Ave do Paraíso Raggiana

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Paradisaeidae
Gênero: Paradisaea
Espécie: Paradisaea raggiana

A ave do paraíso Raggiana é encontrada no sul e oriente da Papua Nova Guiné. Seu habitat são as florestas tropicais e montanhas.
Vive normalmente em árvores. Possui um bico forte, que usa para capturar frutas, insetos, aranhas, rãs e pequenos lagartos.
Normalmente, macho e fêmea não se encontram, exceto na época do acasalamento. O macho tem uma plumagem colorida e vistosa e a usa para atrair a fêmea. Em contrapartida, a fêmea tem uma plumagem castanha e nada vistosa. Após o acasalamento, o macho sai à procura de outra fêmea para acasalar. A futura mãe voa para um ninho previamente construído e põe dois ovos, com período de incubação de 18 a 20 dias. Sozinha, a mãe se encarrega da criação dos filhotes. A longevidade da ave do paraíso Raggiana é de 15 a 25 anos.
Os antigos nativos da Papua Nova Guiné utilizavam as penas da ave do paraíso para confeccionar seus trajes cerimoniais. As penas também eram utilizadas pelos europeus. Hoje a ave do paraíso é uma espécie protegida. Sua população se mantém estável.

Curiosidades:

  • Além de ser um dos símbolos da Papua Nova Guiné, há  um desenho da ave do paraíso Raggiana estampado na bandeira do país. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário