Marcadores

domingo, 27 de setembro de 2015

Caracol Gigante Africano

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online

Classificação:
Filo: Moluscos
Classe: Gastropoda
Ordem: Stylommatophora
Família: Achatinidae
Gênero: Achatina
Espécie: Achatina fulica

Como sugere o nome, esta espécie de caracol é originária da África, mais precisamente de Moçambique, Quênia e Somália. Seu habitat são as áreas costeiras. áreas ribeirinhas, florestas, savanas e campos cultivados. Também é encontrado em áreas urbanas. 
Gosta de viver em locais úmidos e quentes. É um animal de hábitos noturnos. Não é uma espécie social. Alimenta-se principalmente de vegetais. Come folhas, frutos, nozes, sementes, madeira, cascas de árvores, flores, líquens e algas. Algumas vezes, come outros caracóis, fungos e matéria orgânica.
Não possui uma época específica para reprodução. É hermafrodita, isto é, possui tanto estruturas masculinas como femininas. Porém, não se autofecunda. Precisa de outro indivíduo da mesma espécie para poder trocar células reprodutivas e assim pôr ovos. São postos de 100 a 500 ovos por vez. Destes ovos, nascem pequenos indivíduos semelhantes aos adultos. Os filhotes tornam-se adultos aos seis meses de idade. A longevidade é de 3 a 5 anos.
O caracol gigante africano foi introduzido em outras partes do mundo, acidentalmente, vindo no interior de navios ou para ser criado para ser consumido como alimento. Tornou-se uma espécie invasora, destruindo lavouras e trazendo muitos prejuízos. Fora da sua região nativa não possui predadores naturais. Além disso, é hospedeiro de certas espécies de vermes, que causam doenças aos seres humanos. É uma espécie muito resistente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário