Marcadores

domingo, 20 de setembro de 2015

Raia de Rio Ocelada

Com a postagem de hoje, divulgo o resultado da enquete para decidir o 100° animal de 2015. Foram nove votos no total. O acará-disco não teve nenhum voto. O aruanã teve 1 voto (ou 11%). O acará bandeira teve 3 votos (ou 33%). O grande vencedor, com 5 votos (ou 55%)  foi o dourado. Então, o dourado será o tema da centésima postagem de 2015. Obrigado aos que votaram e a todos aqueles que visitam meu blog.
Imagem retirada da Internet

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Chondrichthyes
Ordem: Rajiformes
Família: Potamotrygonidae
Gênero: Potamotrygon
Espécie: Potamotrygon motoro

Também conhecida com raia motoro, está espécie de raia de água doce é encontrada na América do Sul, mais precisamente no Brasil, Uruguai e Paraguai. Seu habitat são os rios.
Normalmente, é encontrada no fundo arenoso dos rios, onde está frequentemente enterrada. Durante o dia, fica enterrada na areia. Alimenta-se de plâncton, pequenos crustáceos, pequenos peixes e moluscos.
Não se conhece muito sobre seus hábitos reprodutivos em natureza. Muitos dados foram coletados de exemplares que viviam em cativeiro.A reprodução coincide com o ciclo hídrico dos rios em que vive. O acasalamento ocorre durante a estação seca. O macho acasala com várias fêmeas. A raia de rio ocelada é ovovivípara. Dá à luz de 3 a 21 filhotes por vez, num período de gestação de 3 a 6 meses. Normalmente, os filhotes nascem na estação das chuvas.
Não há muitos dados sobre seu estado de conservação em natureza. Em algumas localidades, é apreciada como peixe ornamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário