Marcadores

sábado, 2 de abril de 2016

Rã Leopardo

Imagem retirada da Internet

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Anfíbios
Ordem: Anura
Família: Ranidae
Gênero: Lithobates
Espécie: Lithobates pipiens

Esta espécie de anfíbio é encontrada nos Estados Unidos. Seu habitat são as florestas, pântanos e áreas cultivadas. É frequentemente encontrada próxima a cursos de água de curso lento e com bastante vegetação aquática. É uma espécie que se adapta bem ao frio, algumas vezes sendo encontrada em altitudes acima dos três mil metros.
Fora da época do acasalamento, a rã leopardo é um animal solitário, porém tolera bem os indivíduos da mesma espécie. São raros os confrontos fora da estação de acasalamento. Procura alimento preferencialmente de dia. Suas larvas são vegetarianas e alimentam-se  de algas. Os adultos alimentam-se de insetos, aranhas e minhocas. Hiberna no inverno.
A reprodução ocorre uma vez por ano, de março a junho. O macho atrai a fêmea com o seu canto. Conquistada a fêmea, o macho fertiliza os ovos assim que a fêmea os põe. São postos de 300 a 6500 ovos por vez. Os girinos nascem após 1 a 3 semanas dependendo da temperatura do ambiente. Vivem até 120 dias na condição de girinos, tornando-se adultos por volta dos 3 anos de idade. A longevidade é de cerca de 9 anos. A mortalidade é alta na fase de girino.
Felizmente, a rã leopardo não está ameaçada de extinção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário