Marcadores

sábado, 14 de maio de 2016

Gato Selvagem Europeu

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Carnivora
Família: Felidae
Genêro: Felis
Espécie: Felis silvestris

Este tímido e reservado felino é encontrado na Europa, em populações relativamente isoladas. Seu habitat são as áreas abertas, bosques e montanhas. Existem outras populações de gatos selvagens aparentadas com a europeia, vivendo na África e na Ásia.
É cerca de um terço maior que o gato doméstico. É um animal territorial e solitário na maior parte do ano. Seus hábitos são noturnos e crepusculares. É um ótimo caçador e pescador. Suas presas incluem roedores, coelhos, aves, répteis e anfíbios. 
A reprodução ocorre normalmente no final do inverno. Essa época é a mais barulhenta da vida dos gatos selvagens. Vários machos se reúnem ao redor de uma fêmea apta para acasalar. Os machos lutam ferozmente para poder acasalar com uma fêmea. A gestação é de 66 dias. A futura mãe dá à luz até 8 filhotes, numa toca. Os filhotes nascem cegos e são alimentados pelo leite materno por cerca de 1 mês. Aos 5 meses de idade, os filhotes se tornam independentes, tornando-se adultos por volta de 1 ano de idade. A longevidade é de 12 a 18 anos.
A população do gato selvagem ainda é estável, mas atropelamentos, doenças, cruzamentos com gatos domésticos e caça predatória, podem torná-lo uma espécie em extinção, num futuro próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário