Marcadores

sábado, 29 de outubro de 2016

Urso Beiçudo

Imagem atualizada.
Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Carnivora
Família: Ursidae
Gênero: Melursus
Espécie: Melursus ursinus

Também é conhecido como urso preguiça. É encontrado na Índia, Sri Lanka, Bangladesh, Nepal e Butão. Seu habitat são as florestas tropicais destes países.
Seus hábitos são noturnos. É um animal tímido e pouco agressivo. É um excelente escalador, porém não sobe em árvores para escapar de predadores. Onívoro, alimenta-se de insetos, folhas, frutos, flores e mel. Usa suas fortes garras para "escavar" os ninhos de formigas e cupins. Após isso, "aspira" os insetos para dentro de sua boca.
O período de reprodução varia conforme a região em que vive. A gestação dura de seis a sete meses. A fêmea dá à luz aos filhotes no interior de uma caverna. Nascem de 1 a 3 filhotes por vez. Os filhotes nascem cegos e assim permanecem durante 3 semanas. Após 4 a 5 semanas, saem "para conhecer o mundo". São cuidados pela mãe até atingirem a idade de dois anos, quando tornam-se adultos. A expectativa de vida é cerca de 30 anos.
O urso beiçudo é importante dispersor de sementes e também no controle biológico de formigas e cupins. Infelizmente, está ameaçado de extinção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário