Imagem retirada da Internet |
Classificação:
Filo: Artrópodes
Classe: Malacostraca
Ordem: Decapoda
Família: Penaeidae
Gênero: Penaeus
Espécie: Penaeus monodon
Esta espécie de camarão é encontrada nos Oceanos Pacífico e Índico, áreas que banham a costa da Austrália, Indonésia, sul e sudeste asiático e África do Sul. Foi acidentalmente introduzida nos Estados Unidos. Seu habitat são estuários, mangues e próximo à costa.
Tem hábitos noturnos. Passa boa parte do tempo procurando alimento no fundo oceânico. Captura suas presas usando suas patas. Assim que as captura, leva à boca. Alimenta-se de pequenos invertebrados marinhos, plâncton e matéria orgânica em decomposição.
A reprodução pode ocorrer durante o ano todo. Os machos se reproduzem uma vez na vida. As fêmeas podem reproduzir até 4 vezes, durante a vida. O macho se aproxima da fêmea e inicia a cópula. Como resultado, uma fêmea pode por de 250 mil a 800 ovos por vez. O período de incubação dos ovos é de 12 a 15 horas. Dos ovos, nascem larvas que passam por diversos estágios de metamorfose até se tornarem adultos. A expectativa de vida é de 2 a 3 anos.
O camarão tigre é importante na indústria pesqueira, mas sua introdução acidental em outros países tem causado impacto negativo nas populações de camarões nativas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário