Marcadores

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Pavão Indiano

Foto tirada no Zoológico de Sorocaba.


Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Galliformes
Família: Phasianidae
Gênero: Pavo
Espécie: Pavo cristatus

O pavão indiano é encontrado no Sri Lanka, Índia, Paquistão e países próximos. Também é encontrado do Congo. Foi introduzido em vários países do mundo como ave ornamental. Seu habitat são as florestas, savanas e áreas urbanas e suburbanas.
Pode viver em pequenos grupos, mas gosta de uma vida solitária. Costuma ficar empoleirado em um galho, para evitar investida de predadores. É onívoro. Alimenta-se de  cobras, lagartos, vermes, anfíbios, folhas, raízes, nozes e flores. Voa relativamente bem. Não é uma ave migratória.
A reprodução ocorre de abril a setembro. Os machos passam muito tempo cuidando da plumagem.. As fêmeas disputam com outras fêmeas a atenção de um único macho.  As fêmeas tendem a preferir a companhia de machos com penas mais vistosas. Um macho pode acasalar com várias fêmeas por temporada. Cada fêmea cuida sozinha de sua ninhada. São postos de 3 a 5 ovos, com período de incubação de 28 dias. Os filhotes tornam-se independentes com dez semanas de idade, tornando-se adultos com 2 a 3 anos de idade. A expectativa de vida é de cerca de 20 anos.
O pavão indiano não está ameaçado de extinção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário