Marcadores

domingo, 8 de janeiro de 2017

Cuíca Verdadeira

Imagem retirada da Internet

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Didelphimorphia
Família: Didelphidae
Gênero: Philander
Espécie: Philander opossum

A cuíca verdadeira também é conhecida como gambá de quatro olhos. Este marsupial é encontrado no México, América Central, Suriname, Brasil, Peru e Argentina. Seu habitat são as florestas tropicais, florestas de galeria e áreas cultivadas.
É um animal predominantemente noturno. Constrói seu ninho em ocos de árvores ou utiliza-se de habitações abandonadas de outros animais. É um ótimo escalador e também nadador. É onívoro. Alimenta-se de insetos, minhocas, pequenas aves e ovos, rãs, pequenos crustáceos, ratinhos, folhas, sementes, cascas de árvore e frutos.
Pode reproduzir-se até 4 vezes por ano, mas a reprodução é mais frequente na época das chuvas. Um macho pode ter várias parceiras. A gestação é de 13 a 14 dias. São gerados de 1 a 7 filhotes por vez. Os filhotes passam até 75 dias na bolsa, aos cuidados da mãe. Aos 7 meses de idade de tornam-se adultos. A expectativa é de cerca de dois anos.
A cuíca verdadeira é importante no controle biológico de insetos nocivos. No México, pode ser utilizada como alimento. Não está ameaçada de extinção. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário