Marcadores

sábado, 22 de abril de 2017

Beija-flor Abelha

Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Apodiformes
Família: Trochilidae
Gênero: Mellisuga
Espécie: Mellisuga helenae

Esta espécie de beija-flor é endêmica de Cuba. Seu habitat são as florestas, vales, áreas pantanosas, subúrbios e jardins.
É um animal diurno. É bastante territorial. Os machos costumam ser bastante agressivos com aqueles que invadem seu território. Alimenta-se basicamente de néctar de flores, mas também come pequenos insetos e aranhas que pousam nas flores.
A reprodução ocorre do final da estação das chuvas até o início da estação da seca. Durante este período, os machos formam grupos e cantam para atrair as fêmeas. Cada fêmea costuma escolher aquele cujo canto mais lhe agradar. O ninho é construído pela fêmea. São utilizados musgos, cascas de árvore e teias de aranha. São postos um ou dois ovos, com período de incubação de 14 a 23 dias. A fêmea se encarrega sozinha da  incubação dos ovos e da criação dos filhotes. Os pequenos deixam o ninho com cerca de 38 dias de idade, tornando-se adultos com um ano de idade. A expectativa de vida é de 7 anos.
O beija-flor abelha, como todas as espécies de beija-flor, é importante para a polinização das flores. Não está ameaçado de extinção.

Curiosidades:
  • É a menor ave do mundo e também a menor espécie de beija flor conhecida. Mede apenas 5 centímetros. Esta informação foi publicada no Guinness Book de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário