Marcadores

sexta-feira, 28 de abril de 2017

Cobra da Floresta

Imagem retirada da Internet

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Répteis
Ordem: Squamata
Família: Elapidae
Gênero: Naja
Espécie: Naja melanoleuca

Esta serpente venenosa é encontrada na África, nos seguintes países: Serra Leoa, Libéria, Camarões, Gana, Togo, Benin, Gabão, Ruanda, Quênia, Burundi, Mali, Senegal, Moçambique, Zimbábue, Guiné e Congo. Seu habitat são as florestas, savanas e áreas urbanas.
Frequentemente, é encontrada próximo a margens de rios. É um animal predominantemente diurno. Torna-se noturna quando reside a zona urbana. Alimenta-se de roedores, rãs, peixes, aves e seus ovos. Acontecem muitos acidentes envolvendo picadas a humanos. É considerada uma das serpentes mais perigosas da África.
A reprodução ocorre de outubro a fevereiro. Muitas vezes, os machos lutam entre si pelo direito de acasalar com fêmeas. O ritual de corte (cortejar o parceiro) é iniciativa do macho. O acalamento pode durar várias horas. Cada fêmea pode pôr de 15 a 26 ovos por vez, com período de incubação de 60 a 80 dias. Assim que rompem a casca do ovo, os filhotes já são independentes. Tornam-se adultos por volta dos dois anos de idade. A expectativa de vida é de cerca de 20 anos.
Apesar dos inúmeros acidentes envolvendo a cobra da floresta, ela é importante para o controle biológico de roedores. Não está ameaçada da extinção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário