Marcadores

domingo, 12 de novembro de 2017

Tartaruga de Couraça Flexível

Postagens com imagens atualizadas: crocodilo de água salgada e jabuti piranga.

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Répteis
Ordem: Testudines
Família: Dermochelyidae
Gênero: Dermochelys
Espécie: Dermochelys oriacea

Esta espécie de tartaruga é encontrada no Oceano Atlântico, Pacífico, Índico e mar Mediterrâneo. Seu habitat são os mares e oceanos.
Faz jus ao nome popular, pois ao contrário das outras tartarugas, sua carapaça não é dura. Perfeitamente adaptada, passa praticamente a vida inteira nadando no mar. Especialistas dizem que pode até dormir nadando. Além disso, é capaz de usar o campo magnético da Terra para se orientar. Alimenta-se basicamente de águas-vivas. A tartaruga de couraça flexível é imune ao veneno.
Macho e fêmea só se encontram na época da reprodução, de março a julho. O acasalamento ocorre na água. Uma vez fecundada, a fêmea se dirige à praia onde nasceu. Cava um buraco na areia e põe de 80 a 90 ovos. A incubação dos ovos dura cerca de 65 dias. Assim que nascem, os filhotes se dirigem ao mar. A mortalidade é alta. A expectativa de vida é de 20 a 100 anos.
Infelizmente, a tartaruga de couraça flexível está criticamente ameaçada de extinção. As principais causas são o consumo de sua carne e ovos, poluição e  ferimentos causados por anzóis e barcos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário