Marcadores

sábado, 2 de dezembro de 2017

Faisão Dourado

Para conhecer um parente próximo, clique aqui.

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Aves
Ordem: Galliformes
Família: Phasianidae
Gênero: Chrysolophus
Espécie: Chrysolophus pictus

Esta bela ave é nativa da China. Foi introduzida em outras partes do mundo como ave de caça. Seu habitat são as áreas de vegetação densa e rasteira.
O faisão prateado é diurno.Vive em casais ou em pequenos grupos. Apesar de voar bem, passa a maior parte do tempo no chão procurando comida. Suas patas são bem adaptadas para ciscar. Alimenta-se de sementes, frutas, folhas, brotos, flores e insetos. À noite, o faisão se empoleira nos galhos das árvores para dormir.
A reprodução ocorre de julho a setembro. Nessa época, os machos exibem uma bela plumagem para atrair a atenção das fêmeas. O ninho é construído em meio à vegetação rasteira. São postos de 5 a 12 ovos, com período de incubação de 22 dias. A fêmea cuida, sozinha, dos filhotes, que se tornam adultos por volta de um ano de idade. A expectativa de vida é de cerca de 5 anos.
O faisão dourado não está ameaçado de extinção.

Curiosidades:
  • Alguns historiadores acreditam que o faisão dourado tenha servido de inspiração para a criação da ave lendária fênix. As cores das penas do faisão dourado e da fênix são muito semelhantes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário