Marcadores

domingo, 1 de abril de 2018

Salamandra do Pacífico

Iniciando hoje uma enquete para decidir o centésimo anfíbio do blog. O vencedor será tema de uma postagem especial. Por favor votem na sua salamandra favorita.
Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Anfíbios
Ordem: Caudata
Família: Ambystomatidae
Gênero: Dicamptodon
Espécie: Dicamptodon ensatus

A salamandra do Pacífico é endêmica dos Estados Unidos. Seu habitat são os rios, lagos, pântanos e riachos.
É um animal basicamente terrestre. Seus hábitos são noturnos, durante o dia fica escondida. Cava e escala muito bem. Costuma ser agressiva com aqueles que invadam seu território ou até inimigos naturais. Alimenta-se de insetos, pequenos peixes, moluscos e roedores. Hiberna no inverno.
Migra para lagos e riachos para a reprodução. Acredita-se que a reprodução possa ocorrer da primavera até o outono. A fêmea põe de 85 a 200 ovos. A mãe protege o ovos por cerca de 7 meses. É muito agressiva durante esse período. Após eclodirem, a metamorfose das larvas dura de dois a quatro meses. Tornam-se adultas com cinco a seis anos de idade. A expectativa de vida é desconhecida em natureza, podendo viver aproximadamente 16 anos em cativeiro.
Em algumas localidades, salamandra do Pacífico é criada como animal de estimação. Infelizmente, está ameaçada de extinção. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário