Marcadores

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Cão da Pradaria

Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Rodentia
Família: Sciuridae
Gênero: Cynomys 
Espécie: Cynomus ludovicianus

Apesar do nome popular, esse pequeno mamífero é um roedor. Recebeu o nome popular porque emite um som semelhante a um uivo de um cão. É encontrado desde o Canadá até o México. Seu habitat são as áreas abertas e pradarias, a altitudes de 1200 a 2000 metros acima do nível do mar.
É um animal sociável e de hábitos diurnos. Vive em grandes grupos familiares com rígida hierarquia. Esses grupos são constituídos de um macho adulto, várias fêmeas e filhotes. Passa boa parte de sua vida em tocas escavadas de até 5 metros de profundidade. Essas tocas são constituídas de vários túneis e galerias interligados. 
O cão da pradaria é herbívoro. Alimenta-se de plantas e ervas. Normalmente corta as plantas que crescem em tamanho excessivo ao redor da toca, para ter uma visão melhor do ambiente ao redor. Isso facilita a defesa contra predadores, como mamíferos carnívoros e aves de rapina. Sempre um sentinela fica vigiando a entrada da toca. Ao menor sinal de perigo, emite uivos e grunhidos para avisar os companheiros.
O acasalamento ocorre nos meses de março e abril. A gestação é de 33 a 38 dias. Cada fêmea pode dar à luz a até no máximo 8 filhotes por vez. Tornam-se adultos por volta dos 2 anos de idade. Nessa idade, são expulsos do território pelos pais. Sua longevidade é de 4 a 5 anos.
O cão da pradaria já foi muito caçado por ser considerado uma praga na agricultura. Hoje, sua população se mantém estável. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário