Marcadores

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Piramboia




Imagem retirada de "O Mundo dos Animais", Editora Nova Cultural
Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Osteichthyes
Ordem: Dipnoi
Família: Lepidosirenidae
Gênero: Lepidosiren
Espécie: Lepidosiren paradoxa

A piramboia pertence a um grupo de peixes conhecido como "peixes pulmonados". De acordo com os cientistas, sua bexiga natatória evoluiu para se tornar uma espécie de "pulmão primitivo" e captar oxigênio do ar.
É encontrada na América do Sul, mais precisamente na Argentina, Brasil, Colômbia, Guiana Francesa, Peru e Venezuela. Seu habitat são lagos, rios e pântanos.
É um animal de hábitos solitários. Normalmente, vive enterrada em buracos cavados no fundo de rios, lagos e pântanos. Permanece inativa no interior desses buracos, principalmente durante a época da seca. Durante esta época, utiliza-se de sua respiração pulmonar e sobrevive captando oxigênio do ar. Alimenta-se de pequenos peixes, insetos, plantas aquáticas e pequenos moluscos.
A reprodução ocorre na época das chuvas. Nessa época, os adultos deslocam para as áreas alagadas e constroem ninhos. Não há informações pertinentes sobre a postura dos ovos e período de incubação. Sabe-se que as larvas nascem com brânquias e estas vão degenerando à medida que crescem,  sendo substituídas por pulmões nos indivíduos adultos. Sua longevidade é de aproximadamente oito anos.

Curiosidades:
  • Seu nome deriva do idioma dos índios tupis e significa "peixe cobra".

Nenhum comentário:

Postar um comentário