Marcadores

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Tartaruga de Orelhas Vermelhas

Imagem retirada de "O Fascinante Mundo Animal", IMP Online

Classificação:
Filo: Cordados
Classe: Répteis
Ordem: Testudines
Família: Emydidae
Gênero: Trachemys 
Espécie: Trachemys scripta

Esta espécie de tartaruga recebe esse nome popular devido às listras em vermelho vivo em ambos os lados da cabeça. É nativa do sudeste e centro dos EUA e nordeste do México. Foi introduzida em outras partes dos EUA, na África, Ásia e Europa. Seu habitat são os ambientes de água doce.
Animal de hábitos diurnos, passa boa parte do dia tomando sol às marges de rios e lagos. À noite, dorme no fundo lamacento de um rio ou lago, ou flutua próxima à superfície da água. É onívora e um predador oportunista. Alimenta-se de vegetação aquática, peixes, moluscos, insetos e até carniça. Às vezes, come filhotes da própria espécie.
Na época do acasalamento, o fêmea libera um odor para atrair o macho, que a segue. O acasalamento ocorre na água. A fêmea constrói um ninho na margem. São postos de 5 a 22 ovos por vez. O tempo de incubação é de 1 a 3 meses. A longevidade da tartaruga de orelhas vermelhas é de 50 a 75 anos.
É muito apreciada como animal de estimação. Ainda não está em extinção, mas o comércio clandestino deste animal pode torná-lo raro num futuro próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário